Instalações

 

O Conservatório de Música de Seia - Collegium Musicum está sediado na Casa Municipal das Artes, em Seia, num edifício histórico do séc. XVII, classificado como património cultural que na segunda metade do séc. XX esteve ao serviço da educação: nos anos 50 e 60 com uma a Escola Técnica, nos anos 80 enquanto Escola Secundária e, nos anos 90, como polo de Seia do Instituto Politécnico da Guarda.

 

É, desde 2004, o Conservatório de Música de Seia - Collegium Musicum.

 

A História, as funções que serviu (Tribunal, Câmara Municipal, entre outras), o peso dos séculos enquanto ex-libris da praça contígua às velhas muralhas do Castelo central do burgo medieval, justificam a dimensão simbólica atribuída ao edifício e ao ambiente propício à prática musical que não deixa ninguém indiferente.

O edifício foi cedido à AFEA por Protocolo aprovado em sessão de Câmara em 2002.

 

O edifício é constituído por dois pisos, um àtrio de entrada com acesso a pequeno bar/refeitório e amplo jardim. No primeiro piso está situada a secretaria, o bar/refeitório, os WC, o gabinete da direção com acesso próprio, uma sala de aula para instrumentos de sopro e o Auditório, com palco e 60 cadeiras individuais com acesso pelo jardim lateral. No segundo piso estão situadas, a biblioteca e centro de documentação/sala de estudo, 4 salas de instrumento, 2 salas de formação musical de turma e o estúdio de electroacústica e composição.

 

No total existem oito salas de Instrumento / Turma e um estúdio de composição. Todas as salas são servidas de iluminação natural, estão bem arejadas e dotadas de aquecimento central.

 

Um edifício contíguo, pertencente à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Seia foi cedido nos últimos anos, para ensaio de percussões e grupos orquestrais. A Orquestra Didática Collegium Musicum ensaia habitualmente nos auditórios municipais (Auditório da Casa Municipal da Cultura de Seia, Auditório do Edifício Multiusos de Nelas, Auditório da Casa da Cultura César de Oliveira em Oliveira do Hospital, entre outros espaços públicos), sendo que os próprios ensaios se constituem enquanto eventos públicos com Pais e Encarregados de Educação, amigos e familiares dos alunos.

 

  • Facebook Round

© COLLEGIUM MUSICUM